quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca - 17 de junho

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho) é uma oportunidade para chamar atenção sobre o problema mundial da degradação de terras férteis que cresce mais e mais a cada ano.

Foto: © Angela María Lobefaro
As estatísticas falam por si mesmas: 24 bilhões de toneladas de terras férteis desaparecem todos os anos devido à desertificação. Isto quer dizer que a cada 20 anos a Terra perde o equivalente a toda a área de terras cultivadas nos Estados Unidos! A desertificação ameaça entre 30% a 40% das terras férteis do mundo, além disso, mais de um bilhão de pessoas vivem nestas regiões, das quais dois terços estão localizados na Ásia e na África. Dentro de 25 anos, esta cifra tende a atingir 2 bilhões!

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é um lembrete anual de uma catástrofe genuína que devemos lutar contra. A mudança climática é parcialmente culpada por este fenômeno, mas as atividades do homem também contribuem fortemente. A desertificação não é uma fatalidade e existem soluções para combatê-la, como o reflorestamento, a prevenção da seca, práticas agrícolas sustentáveis, e outras.

Para sensibilizar a opinião pública sobre este fenômeno e motivá-la a reagir contra isto, a UNESCO coloca à disposição de professores de ensino básico e de estudantes entre 10 e 12 anos um kit pedagógico sobre a desertificação. O kit está sendo desenvolvido em 9 línguas em formato impresso e este conjunto de documentos podem ser consultados também em francês e inglês em formato eletrônico.

Neste kit encontra-se a documentação temática muito completa sobre as causas, conseqüências e perigos do fenômeno da desertificação, assim como informação abundante sobre os ecossistemas das terras áridas. Também estão incluídas as diferentes soluções possíveis para combater a desertificação e casos concretos de experiências bem sucedidas ocorridas em doze países.

Kit Pedagógico sobre Desertificação


IN: http://www.brasilia.unesco.org/unesco/premios/DiaMundialDesertif2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segurança e Saude no Trabalho - Ruído

Minuto Animado Reciclagem

Minuto Animado Cuidados com a Escola

Nada de mexer em fósforos!

Tinoni aconselha

Brincadeiras perigosas

Tinoni - os sismos

Colectânea Prevenção Rodoviária Portuguesa

Tinoni - Semáforos