sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO DE 2009

Celebra-se hoje, 5 de Junho,o Dia Mundial do Ambiente. Esta comemoração anual tem como principal objectivo, a sensibilização dos governos e das populações para os problemas ambientais.
Foi no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia, que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu este dia como o “Dia Mundial do Meio Ambiente” e se confirmou que o meio ambiente deve estar no centro das preocupações da humanidade, que o futuro da Terra depende do desenvolvimento de valores e princípios que garantem o equilíbrio ecológico.
Em 2009, a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente será o México, o que reflecte a crescente importância dos países da América Latina na luta contra as mudanças climáticas e a degradação ambiental. O tema das comemorações deste ano é “O teu Planeta precisa de ti – Unamo-nos para combater as mudanças climáticas”.
Para que possamos reflectir um pouco sobre o que os malifícios do consumo desenfreado, o desperdício e a falta de uma consciência ecológica provocam no Planeta, observemos a gravura seguinte, a qual representa o tempo que certos materiais demoram a biodegradar-se.


(gravura retirada do site http://www.colegiosaofrancisco.com.br/)

Da simples observação, compreende-se perfeitamente porque é tão importante a separação dos resíduos e a política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar).
É importante que todos saibamos que existem contentores para:
  • pilhas;
  • tinteiros;
  • electrodomésticos;
  • plástico;
  • vidro;
  • papel.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Segurança e Saude no Trabalho - Ruído

Minuto Animado Reciclagem

Minuto Animado Cuidados com a Escola

Nada de mexer em fósforos!

Tinoni aconselha

Brincadeiras perigosas

Tinoni - os sismos

Colectânea Prevenção Rodoviária Portuguesa

Tinoni - Semáforos