quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas

Convite

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas convida V.Exa. a estar presente na Cerimónia de Assinatura de Protocolos de Gestão com autarquias e outras entidades públicas que se realizará no próximo dia 20 de Junho, sábado, pelas 11h no Governo Civil de Vila Real.

Os Protocolos de Gestão destinam-se à valorização e melhor aproveitamento de património edificado florestal que se encontra na dependência da Autoridade Florestal Nacional.

Nesta cerimónia será ainda apresentado o Balanço das Reformas do Sector que foram empreendidas nos últimos 500 dias de acção governativa.

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, 17 de Junho de 2009

__________________________________________________________

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas

Confirmações para:

Telefone: 213234992; Fax: 213234995

E-mail: sedrf@madrp.gov.pt

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca - 17 de junho

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho) é uma oportunidade para chamar atenção sobre o problema mundial da degradação de terras férteis que cresce mais e mais a cada ano.

Foto: © Angela María Lobefaro
As estatísticas falam por si mesmas: 24 bilhões de toneladas de terras férteis desaparecem todos os anos devido à desertificação. Isto quer dizer que a cada 20 anos a Terra perde o equivalente a toda a área de terras cultivadas nos Estados Unidos! A desertificação ameaça entre 30% a 40% das terras férteis do mundo, além disso, mais de um bilhão de pessoas vivem nestas regiões, das quais dois terços estão localizados na Ásia e na África. Dentro de 25 anos, esta cifra tende a atingir 2 bilhões!

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é um lembrete anual de uma catástrofe genuína que devemos lutar contra. A mudança climática é parcialmente culpada por este fenômeno, mas as atividades do homem também contribuem fortemente. A desertificação não é uma fatalidade e existem soluções para combatê-la, como o reflorestamento, a prevenção da seca, práticas agrícolas sustentáveis, e outras.

Para sensibilizar a opinião pública sobre este fenômeno e motivá-la a reagir contra isto, a UNESCO coloca à disposição de professores de ensino básico e de estudantes entre 10 e 12 anos um kit pedagógico sobre a desertificação. O kit está sendo desenvolvido em 9 línguas em formato impresso e este conjunto de documentos podem ser consultados também em francês e inglês em formato eletrônico.

Neste kit encontra-se a documentação temática muito completa sobre as causas, conseqüências e perigos do fenômeno da desertificação, assim como informação abundante sobre os ecossistemas das terras áridas. Também estão incluídas as diferentes soluções possíveis para combater a desertificação e casos concretos de experiências bem sucedidas ocorridas em doze países.

Kit Pedagógico sobre Desertificação


IN: http://www.brasilia.unesco.org/unesco/premios/DiaMundialDesertif2008

DIA MUNDIAL DE COMBATE À SECA E À DESERTIFICAÇÃO

http://maravilhosomundopf.blogspot.com
17 de Junho - Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação

17 de Junho - Dia Mundial de Combate à Seca e à DesertificaçãoSegundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, esta é "a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, resultante devários factores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".
A ONU adoptou o dia 17 de Junho como o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DA ENERGIA EÓLICA


Dia Mundial - Energia Eólica - 15 Junho 2009Dia Mundial da Energia Eólica - 15 de Junho de 2009, uma campanha para a promoção da energia eólica a nível mundial. A nova mensagem é global: (Wind Power Works!) A Energia Eólica Funciona !

Isto irá melhorar a independência energética nos combustíveis fósseis e é um investimento inteligente. A celebração terá lugar em 25 países espalhados pelo mundo e será para chegar a todos e ser alimentada pelo povo.

O mundo precisa de saber o seguinte:

Cinco factos para ficar a pensar

1. A energia eólica é limpa, comprovada e disponível em quase todo o mundo

2. A energia eólica tem lugar no conjunto energético de 70 países

3. A energia eólica pode ser instalada e funcionando em larga escala, em uma questão de meses

4. A energia eólica vai economizar 10 biliões de toneladas de CO2 até 2020

5. Precisamos da tecnologia da energia do vento para salvar-nos das alterações climáticas

Siga este Links:

GlobalWindDay.org

WindPowerWorks.net


in: http://energiasrenováveis.com/energia-eolica/dia-mundial-da-energia-eolica-15-junho-2009/

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS - 8 JUNHO 2009

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado todos os anos desde 1992 no dia 8 de Junho. Foi criado por proposta do Canada na reunião sobre a preservação da Terra no Rio de Janeiro em 1992 e actualmente é comemorado sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.

Em 1992, durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio) foi criado o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra e actualmente é um ponto chave no tema das alterações climáticas, muito em voga – já não era sem tempo! – nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.

Hoje realizam-se actividades e eventos relacionados com o mar e o homem em muitos países.

Para quê preocupar-me com os Oceanos?

Porque os Oceanos…

… geram a maior parte do oxigénio que respiro

… alimentam-nos

… regulam o nosso clima

… limpam a água doce que bebo e utilizo no dia-a-dia

… fornecem fármacos com potencial para tratamento médico

… Oferecem-me inspiração ilimitada!

Para conhecer mais…

in: http://caminhosdoconhecimento.wordpress.com

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


Especial Informação -  Dia Mundial dos Oceanos, dia 8 de Junho ás 21h00

Um debate moderado pela jornalista Susana Silveira

Especial Informação sobre o Dia Mundial dos Oceanos.
Os oceanos representam setenta por cento da superfície terrestre, mas cada vez mais são ameaçados com a destruição dos seus ecossistemas, a sua deteorização ambiental e a redução dos seus recursos.
Neste debate, moderado pela jornalista Susana Silveira,  vão estar em análise temas como o estado dos recursos piscatórios e as medidas de gestão que têm em vista a sustentabilidade do sector nos Açores
Como   convidados vão estar Luís Rodrigues, técnico da Associação Marítima Açoriana, Duarte Freitas, deputado do PSD, Helder Silva, deputado do PS, Filipe Porteiro, do Observatório do Mar e Ricardo Santos, Director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO DE 2009

Celebra-se hoje, 5 de Junho,o Dia Mundial do Ambiente. Esta comemoração anual tem como principal objectivo, a sensibilização dos governos e das populações para os problemas ambientais.
Foi no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia, que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu este dia como o “Dia Mundial do Meio Ambiente” e se confirmou que o meio ambiente deve estar no centro das preocupações da humanidade, que o futuro da Terra depende do desenvolvimento de valores e princípios que garantem o equilíbrio ecológico.
Em 2009, a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente será o México, o que reflecte a crescente importância dos países da América Latina na luta contra as mudanças climáticas e a degradação ambiental. O tema das comemorações deste ano é “O teu Planeta precisa de ti – Unamo-nos para combater as mudanças climáticas”.
Para que possamos reflectir um pouco sobre o que os malifícios do consumo desenfreado, o desperdício e a falta de uma consciência ecológica provocam no Planeta, observemos a gravura seguinte, a qual representa o tempo que certos materiais demoram a biodegradar-se.


(gravura retirada do site http://www.colegiosaofrancisco.com.br/)

Da simples observação, compreende-se perfeitamente porque é tão importante a separação dos resíduos e a política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar).
É importante que todos saibamos que existem contentores para:
  • pilhas;
  • tinteiros;
  • electrodomésticos;
  • plástico;
  • vidro;
  • papel.


Segurança e Saude no Trabalho - Ruído

Minuto Animado Reciclagem

Minuto Animado Cuidados com a Escola

Nada de mexer em fósforos!

Tinoni aconselha

Brincadeiras perigosas

Tinoni - os sismos

Colectânea Prevenção Rodoviária Portuguesa

Tinoni - Semáforos